Pare de fumar: como aumentar suas chances de sucesso?

Condição 1 para ter sucesso em não fumar: estar realmente motivado. Condição 2: use qualquer coisa que evite as muitas armadilhas que podem levar à recaída. Por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, atualize o que realmente ajuda.

Quer se tornar um ex-fumante? Para ter sucesso no seu “desmame”, nosso conselho é passar sem muitas dificuldades neste período delicado.

Avalie sua dose de nicotina

Sejam substitutos da nicotina ou cigarros eletrônicos, se você parar gradualmente ou durante a noite, o importante é encontrar a dose eficaz de nicotina, levando em consideração a velocidade com que chega ao mercado. cérebro: cerca de 10 minutos para inalação e spray oral, 30 minutos para gengivas e pastilhas , 16 a 24 horas de liberação lenta para o adesivo e alguns minutos para um cigarro eletrônico, se você puxar o cigarro repetidamente e fechar.

“Um cigarro é equivalente a cerca de 1 mg de nicotina”, explica Olivier Smadja, especialista em tabaco. Portanto, se formos, por exemplo, de 20 a 8 cigarros, podemos escolher um adesivo de 7 mg e completar a injeção com pastilhas de 1 mg. “

Sempre quer fumar? Isso ocorre porque a dosagem é muito baixa. Náusea? Enxaqueca? Coração acelerado? Ele é muito forte. Nos dois casos, você deve reajustar. Quando você não souber, é melhor procurar orientação do farmacêutico se você escolher a reposição de nicotina (agora reembolsada em até 65%).

“Se preferirmos recorrer ao cigarro eletrônico, é melhor comprar o equipamento na loja do que na Internet, explicar bem os diferentes modelos e provar vários sabores”, aconselha a Dra. Anne Borgne, presidente da Respadd (Rede de Prevenção de vícios).

Para ser acompanhado por um especialista em tabaco

Mesmo se você estiver usando vaping ou substituição de nicotina, o treinamento pode realmente aumentar sua motivação.

  • Por telefone (Tobacco Info Service em 3989). Este serviço, gratuito, permite entrar em contato com um tabacologista. Após uma primeira avaliação, temos três ou quatro telefonemas para obter aconselhamento, lidar com situações difíceis, etc. “22% das pessoas acompanhadas por este aparelho são não fumantes seis meses após a primeira entrevista”, relata Olivier Smadja.
  • Presencial: consulte um especialista em tabaco , com quem possa estabelecer um relacionamento e acompanhamento reais por várias semanas ou até vários meses (consultas reembolsadas, endereços em tabac-info-service.fr ).

Procure qualquer melhoria

“Observar e valorizar todos os benefícios que consideramos um passo serve como um lembrete das razões que motivaram o julgamento”, confirma Olivier Smadja. E é ainda melhor se notarmos: “Eu achei o gosto da comida”, “Eu posso escalar três andares sem ficar sem fôlego”, “Eu tenho mais pesca pela manhã” … “Com o tempo, esses pequenas mudanças se tornarão normais, diz o Dr. Borgne. Escrever e relê-los regularmente aumenta sua motivação . “

Coloque outras pessoas no jogo

“O ideal, nos primeiros dias de parada total, é evitar convites aos fumantes para evitar a exposição à inveja”, diz Olivier Smadja. Mas também não se deve sacrificar a vida social . O que fazer? Avise nossos entes queridos e ouse procurar sua ajuda. “Por exemplo, pedindo àqueles que fumam para não fumarem ao mesmo tempo ou não soprar a fumaça no nariz”, diz o Dr. Borgne. E para quem não fuma é paciente, se temos pequenos aborrecimentos. “

Antecipe situações de risco

Sempre que surge o desejo de fumar , é importante identificar a situação ou situações que o despertam: estávamos estressados? lutando com um arquivo complicado? é ter visto alguém fumar? bebeu um café? …

“Depois de listar todas essas situações, predefinimos para cada uma a melhor resposta para se opor a ele”, diz o Dr. Borgne.

 Aqui, pode ser para sugar um chumbo com nicotina ou aspirar 2 ou 3 baforadas de seu cigarro eletrônico; lá, beba um copo de água, faça um exercício de respiração ou caminhe por 5 minutos … “Portanto, em vez de ficarmos indefesos quando a situação surgir, sabemos imediatamente como lidar com o risco de derrapagem. “

Leia também: Como parar de fumar

Evite culpa

Pode ser tentador, nas semanas ou meses após a parada, tomar um cigarro. Porque alguém está curioso para saber que sabor tem, que pensa estar fora dos negócios ou ter controle.

“Um ex-fumante é fumante e qualquer desvio corre o risco de se tornar novamente”, alerta Olivier Smadja.

“Dito isto, parar de fumar é um caminho em que um passo em falso é sempre possível”, diz o Dr. Borgne. Não importa se isso acontece, mas é essencial tomar consciência do risco incorrido e retomar imediatamente sua trajetória. “

Calcular as economias realizadas

Mesmo que esse não tenha sido o principal motivo da parada, a mensuração do benefício financeiro aumenta a motivação. 

Por um preço médio de € 8,50, o pacote oferece economia de 255 € por mês, se você fuma um por dia! “Em vez de fazê-lo desaparecer no orçamento da casa, é importante se recompensar com esse dinheiro, oferecendo um vestido, um fim de semana …”, aconselha o Dr. Borgne.

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