Forma de peso: como calculá-lo para uma morfologia ideal?

Sinal de uma saúde melhor, o peso da forma é o peso com o qual nos sentimos bem fisicamente e psicologicamente . Para entender melhor a noção de “peso fitness”, aqui está um artigo explicativo.

O que é peso de fitness?

O peso da forma é o peso com o qual nos sentimos bem. Varia de uma pessoa para outra e depende de vários fatores, como idade, altura, nível de atividade física e composição corporal (massa muscular, gordura e osso). O conceito de peso de aptidão também é usado no esporte para designar o peso com o qual um atleta está nas melhores condições de desempenho .

Forma peso versus peso ideal: quais são as diferenças?

peso ideal refere-se ao peso saudável . Ao calcular o seu Índice de Massa Corporal, você terá uma “idéia” sobre sua saúde. O IMC é determinado pela sua altura e peso. Segundo a OMS, o IMC deve ficar entre 18,5 e 25 anos. Entre 25 e 30 anos, indica sobrepeso e além de 30, é um sinal de obesidade. Por outro lado, um IMC menor que 18 indica magreza ou mesmo desnutrição.

O peso da forma está mais relacionado aos atletas. Em resumo, este peso é aquele com o qual um atleta se sente melhor e com o qual ele é o melhor intérprete. Para calcular, o IMC pode ser usado, assim como a relação tamanho / quadris.

O peso e a forma ideais são, portanto, diferentes e note que você pode ter um peso ideal sem estar em boas condições físicas.

Como calcular seu peso de forma?

O método mais conhecido para determinar o peso da forma é o cálculo do Índice de Massa Corporal. Este indicador permite calcular sua corpulência de acordo com seu peso e tamanho. Para calcular seu IMC, a fórmula é:  (seu peso) / (sua altura²) . Assim que você obtiver o resultado, você só precisa consultar o gráfico de interpretação disponível aqui para calcular seu IMC .

Outro método para determinar seu peso de aptidão: a relação cintura / quadris . Este cálculo dá uma idéia da massa gorda abdominal e determina se uma quantidade de gordura se acumulou nos órgãos internos; um acúmulo aumentando o risco de diabetes, pressão alta e outras doenças. Este cálculo leva em conta a circunferência da cintura e dos quadris. A fórmula é: relação cintura / quadris = cintura (em cm) / quadris em cm.

Para as mulheres, se o resultado for inferior a 0,80, o risco para a saúde é baixo. Entre 0,81 e 0,85, o risco é moderado. E além de 0,85, o risco é alto.

Para os homens, aqui estão as interpretações: abaixo de 0,95, o risco é baixo, entre 0,96 e 1, o risco é moderado e acima de 1, o risco é alto.

É bom saber: para saber se você tem muita gordura no corpo, calcule seu IMG, para determinar sua massa gorda , utilize o emagrecedor fit mzt para perder peso.

Como recuperar o peso de uma aptidão?

Diminuir sua ingestão de energia gradualmente

No café da manhã e almoço, é essencial manter energia suficiente para manter uma boa capacidade de treinamento. Não se esqueça de incluir fibra nos seus menus para promover a sensação de saciedade. À noite, coma a luz. Para isso, prepare uma refeição pobre em carboidratos e gorduras, mas rica em proteínas.

Limite de alimentos gordurosos e açucarados

Sua ingestão de gordura deve ser limitada, mas não interrompida . Você pode, portanto, consumir regularmente óleos de qualidade, como azeite e peixes oleosos, como cavala e salmão.

Coma mais proteína, frutas e legumes

Nos atletas, as proteínas têm funções essenciais: facilitam a recuperação muscular e limitam o risco de lesões.

Legumes e frutas têm a vantagem de serem ricos em nutrientes e vitaminas e serem pobres em calorias .

Aproveite o tempo para comer

Se você comer rápido, você tenderá a mordiscar entre as refeições. Então coma devagar. Isso impedirá que você se quebre.

Divida suas refeições

Ao distribuir sua ingestão de alimentos em quatro ou seis doses (em vez de três), isso ajuda a estimular o metabolismo, limitar os lanches e controlar o açúcar no sangue e a produção de insulina.

Como manter isso?

Para manter seu peso de aptidão, um equilíbrio entre dieta e atividade física é essencial . Portanto, é inútil seguir regimes drásticos. Você só tem que fazer atividade física regular e comer bem enquanto se diverte. Para ajudar você a manter seu peso de aptidão, aqui estão nossas dicas:

  • Não siga uma dieta : não adote um programa de emagrecimento restritivo, mas conte com um desbaste gradual para estabilizar seu peso a longo prazo.
  • Não pule refeições : isso só poderia atrapalhar seu comportamento alimentar; um mau hábito que muitas vezes é um sinal de recuperação de peso. Além disso, se você pular uma refeição, seu nível de açúcar no sangue diminuirá e aumentará novamente na próxima refeição. Conseqüência: seu corpo secretará insulina, o hormônio responsável pela conversão de açúcares em gordura.
  • Beba muita água : beber dois litros de água por dia é uma boa quantia. Além de hidratar você, beber ajuda a drenar o corpo.
  • Continue a se exercitar  para estabilizar seu peso.
  • Verifique seu peso regularmente (uma vez por semana) : pesar a si mesmo é a única maneira de saber onde você está.

O peso da aptidão é aquele com o qual você se sente bem. Para consegui-lo, alguns esforços devem ser postos em prática e para mantê-lo, um equilíbrio entre comida e esporte deve ser mantido.

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