“Quando pensamos em perder peso, geralmente nos concentramos no número da balança”, diz Max Weber. “Embora seja uma boa medida do seu progresso, sua escala está longe de ser a imagem completa. Afinal, seu peso está mudando constantemente. Ela varia diariamente, por hora e às vezes até por minuto. Apenas ficar de olho no seu peso não significa muito sobre o quanto você realmente perdeu “.

Você perde massa gorda de maneira muito mais estável e linear do que seu peso na balança, que pode mudar constantemente. “Sua porcentagem de gordura ou massa livre de gordura não muda se você beber um copo de água ou comer uma refeição grande. Seu peso total na balança faz”, diz o personal trainer.

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Essa também é a razão pela qual você pode às vezes pesar de um a dois quilos a mais à noite do que pela manhã. Você retém mais água, mas isso não significa que você ganhou tantos quilos de gordura.

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Não é a foto total

Seu peso na balança é, portanto, no máximo, um indicador e você não pode se deixar guiar muito por ele. “Acompanhar seu peso pode ser uma boa maneira de perder peso, mas certamente não descreve o quadro geral”, disse Weber. É por isso que ele recomenda que você meça seu percentual de gordura com um nutricionista ou por meio de uma ferramenta on –  line .

Há também outras coisas para procurar saber se você realmente perdeu gordura. Pense em suas dimensões, fotos de seu progresso, como você se sente, quanta energia você tem, como você está confiante e como sua roupa se encaixa.

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“O importante é que você não deve se concentrar apenas no seu peso na balança, mas também levar em conta várias outras variáveis”, diz o personal trainer.